top of page

Após o aumento de casos de Covid-19 e o registro de mortes, o prefeito de Araguaína anuncia que os recursos destinados ao Carnaval serão redirecionados para a saúde.

  • Foto do escritor: davisamaires
    davisamaires
  • 14 de fev.
  • 2 min de leitura

Além do aumento dos casos de Covid-19, a Prefeitura de Araguaína afirma que a decisão também foi motivada pela redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios.

ree

A Prefeitura de Araguaína anunciou que os recursos que seriam destinados ao Carnaval deste ano serão realocados para a área da saúde. De acordo com o prefeito Wagner Rodrigues, a decisão foi tomada devido ao aumento dos casos de Covid-19 e à redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios pelo governo federal. No total, serão investidos R$ 1,2 milhão, provenientes do tesouro municipal.


Conforme dados do município, apenas em fevereiro foram registrados 214 casos da doença na cidade. Desde o início do ano, três pessoas morreram, incluindo dois pacientes de outras localidades que estavam em Araguaína. Entre as vítimas está uma idosa de 70 anos, que faleceu devido a complicações da Covid-19.


“Nós contamos com mais de 40 áreas de atuação distribuídas pela cidade, mas a realidade financeira do município tem se mostrado desafiadora. Em parte, isso se deve às sucessivas reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios pelo Governo Federal. Além disso, o aumento significativo dos casos de Covid-19 em Araguaína – inclusive com registros de óbitos – foi outro fator determinante para a decisão de cancelar o Carnaval”, explicou o prefeito.

De acordo com a prefeitura, os recursos redirecionados não pertencem exclusivamente à Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, mas sim ao Tesouro Municipal. O montante de R$ 1,2 milhão será investido na criação da primeira Clínica Veterinária Pública de Araguaína e na implantação de uma Clínica de Saúde Mental.


Sintomas da Covid


Os moradores devem procurar as unidades de saúde ao apresentar sintomas leves, como tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça ou alterações no olfato e no paladar, onde serão realizados testes para Covid-19.


Em casos mais graves, caracterizados por febre alta e dificuldade para respirar, os pacientes serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Pronto Atendimento Infantil (PAI), destinado às crianças.


O município também destaca que as vacinas disponíveis contra a Covid-19 são essenciais para prevenir o agravamento da doença, reduzir hospitalizações e evitar óbitos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

2 comentários


Livia Diana
Livia Diana
15 de fev.

Saúde em primeiro lugar 🙌🏼🙌🏼👏🏻👏🏻👏🏻

Curtir

Diogo Santos
Diogo Santos
15 de fev.

Tem que cancelar o carnaval no Brasil inteiro. Esse COVID é resistente.

Curtir
bottom of page